VBMais 10 – Educação (parte 2)

Todos aqueles formados no ensino superior se orgulham de dizer que o são –mas o que, realmente, tem de “superior” essa fase do ensino? Seria ela só mais um processo de certificação para o mercado ou também uma maneira de formar cidadãos mais conscientes de suas escolhas, direitos e deveres? O nome da instituição de ensino importa mais que sua experiência nela? Onde está o real valor de um diploma? Neste episódio, discutimos os méritos (e falta deles) das faculdades/universidades no Brasil e nos EUA (onde um de nossos podcasters se formou). Também abordamos como se rebelar contra o sistema e estudar eficientemente por conta própria usando a infinidade de recursos que a internet disponibiliza, de graça, hoje.

Curte o VB? Ajude-nos a mantê-lo no ar; seja nosso padrinho(a) a partir de R$1 por mês.

Contate-nos por nosso WhatsApp (19-98908-1238) e/ou email: vejabem@vejabempodcast.com.br
Encontre-nos também no: FacebookTwitter e YouTube

Referências:

Getting In – The Logic of Ivy League Admission (artigo)

Liberal Arts Education (Wikipedia)

Humboldtian model of higher education (Wikipedia)

Do Schools Kill Creativity (TED)

Why does the United States have almost all of the best universities in the world? (Quora)

How to educate leaders? Liberal arts (TED)

This Is Water – Full version-David Foster Wallace Commencement Speech

Freakonomics Goes to College, Part 1: A New Freakonomics Radio Podcast

Freakonomics Goes to College, Part 2

University is an Unwise Investment (YouTube)

In the Basement of the Ivory Tower (artigo)

College Calculus (artigo)

Live And Learn (artigo)

Digital Aristotle: Thoughts on the Future of Education (YouTube)

Khan Academy (site)

Duolingo (site)

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.