VB 14 – Altruísmo

Todos gostamos de pensar sobre nós mesmos como pessoas que estão dispostas a ajudar o próximo (ou que já estamos ajudando, na medida do possível).  Mas somos/estamos? De verdade? Neste episódio, discutimos a semântica do termo e exploramos uma escola de pensamento que defende o altruísmo efetivo — uma forma de ajudar de maneira sustentável, com métricas e dados que visam resolver o problema, em vez de simplesmente tratar seus sintomas. Também abordamos o aspecto evolutivo do porquê faz sentido se sacrificar pelo outro e debatemos os méritos da iniciativa individual vs. institucional. Por fim, listamos as desculpas mais comuns para não fazer mais do que já estamos fazendo. Se arrisca a escutar?

Altru

Curte o VB? Ajude-nos a mantê-lo no ar; seja nosso padrinho(a) a partir de R$1 por mês.

Contate-nos por nosso WhatsApp (19-98908-1238) e/ou email: vejabem@vejabempodcast.com.br
Encontre-nos também no: FacebookTwitter e YouTube

Referências:

The why and how of effective altruism (TED Talk)

Doing Good Better (livro e site)

Associação Brasileira de Transplante de Órgãos

 

2 thoughts on “VB 14 – Altruísmo

  1. Bouaa noiteee!!! Gente, realmente esse post é bem “pesado”. Ao meu ponto de vista a maioria dos exemplos citados se dá a “instinto” e não altruísmo…jamais vou ajudar uma criança atropelada, ou um pessoal no prédio em chamas, porque “Deus está vendo” ou os outros verão, ou serei herói…..não, o ser humano ajudará por instinto. Agora uma senhora com uma criança no colo me pede dinheiro, porra, se eu tenho 1 real ou 10 reais no bolso, vou dar oras…se vier em seu pensamento…poxa me sinto bem, ajudei aquela senhora a matar a fome dela e de seu/sua filhinho(a)…não estou sendo hipócrita…estou matando a fome daquela mulher naquele momento…enfim…o assunto dá muito “pano prá manga”…rsrs concluíndo…eu particularmente ajudo mensalmente o MSF e o LBT, não penso em dedução de impostos ou Deus está vendo rsrs…mas gente quando te ligam e você ouve a voz de uma criança apenas dizendo “Obrigado Padrinho”….gente…não tem palavras mesmo para expressar…rsrrs sinceramente este foi o melhor post de vocês!!! Sucesso!!!!

  2. Quem nunca deu dinheiro para um mendigo achando que estava fazendo a coisa certa, mas se realmente pensar no assunto vemos que só estamos encorajando a eles não tomar nenhuma decisão para sair dessa vida,

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.