VB 27 – Falar em Público

Existe algum medo que supera o de morrer? Para muitas pessoas, sim –o de travar, gaguejar ou falar besteira em uma apresentação pública. Neste episódio, numeramos e resumimos as melhores práticas para diminuir esse medo, como as usadas por Steve Jobs, Barack Obama, palestrantes do Ted Talk e… personificadores do King Kong. Veja Bem.

Speech

Curte o VB? Ajude-nos a mantê-lo no ar; seja nosso padrinho(a) a partir de R$1 por mês.

Contate-nos por nosso WhatsApp (19-98908-1238) e/ou email: vejabem@vejabempodcast.com.br
Encontre-nos também no: FacebookTwitter e YouTube

Referências:

TED’s Secrets To Great Public Speaking (vídeo)

How to sound smart in your TEDx Talk (video)

This is your brain on communication (video – TED)

I Can’t Go On! (artigo – The New Yorker)

Lend Me Your Ears: Great Speeches in History (livro – patrocinado)

 

One thought on “VB 27 – Falar em Público

  1. Olha, acho que eu fui a pessoa que mais sofreu com isso (ainda sofro um pouquinho).
    As apresentações de trabalhos eram a pior coisa do mundo para mim na época escolar! Eu queria morrer…Pensava mil vezes em ‘passar mal” no dia da apresentação, do que ir para a escola.
    Além de ter sido – e ainda sou um pouquinho – uma jovem extremamente tímida, minha voz era e AINDA é muito baixa. Eu simplesmente não consigo falar alto, mantenho sempre um volume baixo na voz e até ai ta tudo bem… O problema era na hora de ter que me apresentar, pq além de eu ter que repetir tudo que eu falava, como se eu fosse gaga, eu ficava vermelha e suava, ai começava a falar rápido demais e ninguém me entendia. PENSA EM UMA SITUAÇÃO DESGRAÇADA!
    A minha técnica hoje em dia para me fazer presente em oratória (além de pintar um bigode na cara, como disse o Pedro) é ligar o FODA-SE, eu simplesmente coloco na minha cabeça que eu tenho que fazer aquilo e faço. Chego, me apresento, mostro meu ponto de vista, esclareço dúvidas, agradeço, viro as costas e saio andando. Tem funcionado bastante! Hahahaha Não sou nem um pouco entusiasta nas minhas apresentações, mas geralmente sai tudo bem!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.